Vamos apresentar as redes sociais e sites mais visitados pelos usuários da internet. Para que você possa se beneficiar, divulgando seus produtos artesanais de maneira simples para aumentar suas vendas com o auxílio da internet.
O artesanato é uma atividade relaxante que proporciona o desenvolvimento da criatividade que pode ser realizada no conforto de sua casa usando matérias de baixo custo ou até materiais recicláveis. Dados do IBGE confirmam que o artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano somente no Brasil, sendo responsável pela renda de aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Segundo dados do Site Statista.com, o número de usuários das redes sociais no Brasil aumentará 13% entre 2021 e 2025, somando mais de 180 milhões. Isso nos mostra uma grande oportunidade de divulgar o seu artesanato nas redes sociais e sites para aumentar suas vendas.
Quais redes sociais são mais usadas?
Separamos os lugares da web mais visitados pelo público que busca assuntos relacionados ao artesanato:
Com o instagram, você pode usar fotos dos seus produtos nas postagens, lembre-se de tirar fotos nítidas de vários ângulos para que o seu cliente tenha uma visão geral de como é seu produto, busque tirar fotos é lugares iluminados para uma melhor visualização do produto.
2. Facebook
O facebook é uma rede social muito interessante onde você pode criar grupos e páginas sobre artesanato. No caso da criação de páginas você pode atrair bastante clientes divulgando os seus produtos. Já a criação de um grupo seria uma maneira de compartilhar ideias sobre o assunto.
3. Youtube
Essa rede social é excelente para aprender novas formas de desenvolver novos produtos, pois conta com vários canais de artesanato com diversos tipos de matérias, então seria interessante você criar um canal para divulgar vídeos dos seus produtos e das etapas de produção deles, além de deixar os links de suas redes sociais na descrição dos vídeos.
4. Pinterest
Uma rede social que surgiu no início de 2011, funciona como uma plataforma visual de busca baseados nos seus interesses. Com o Pinterest podemos organizar imagens para inspiração com a criação de pastas por categorias sem ocupar espaço no seu celular. Existem uma função chamada Pins de Produtos indicada para quem quer fazer a divulgação de suas peças artesanais.
5. Marketplaces
Se você quiser divulgar para um publico mais direcionado o ideal seria usar marketplaces, essas plataformas você poderá vender seus produtos criando um perfil de usuário. Os mais usados recentemente são Elo7, Tanlup e Ateliweb.
DICAS:
- Faça produtos personalizados e exclusivos.
- Descreva bem os seus produtos.
- Mostre os itens utilizados na confecção de suas peças.
- Demostre a utilidade dos seus produtos e onde utilizá-los.
- Use sua criatividade para se diferenciar da sua concorrência.
- Sempre que possível coloque seu nome ou o nome da sua marca nos produtos.
- Busque fazer parceiras com loja locais para expor sua arte.
Usando essas plataformas o alcance dos seus clientes aumentará tornado o seu trabalho conhecido por todos e melhorando seus ganhos.
Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários.
Deixe um comentário