O crochê é uma atividade tradicional que encanta as pessoas. Mas quem ver essas lindas peças, pensa que é muito complicado aprender essa técnica, e está enganado. Para fazer o crochê de sucesso, você precisa saber quais os materiais utilizados, os pontos necessários para fazer as peças, as siglas e abreviaturas usadas nos gráficos e, claro, praticar bastante.
Tudo isso será abordado nesse artigo com informações simples e claras para você que deseja começar fazer essa arte que, além de ser uma atividade que reduz o estresse, pode ser utilizada para gerar uma renda extra no mês.
Lista de materiais
- Agulhas: Existem diversos tipos de agulhas para crochê. O tamanho da agulha varia de acordo com o tipo da linha. Então, para você que é iniciante, comece a treinar com as agulhas mais finas, pois são mais fáceis de manusear e depois comece a treinar com as agulhas de espessura maior.
- Linhas: O tipo de linha vai depender do tipo de produto que você irá fazer. Antes de comprá-las, pesquise sobre as marcas mais utilizadas no mercado, afinal, você quer que seu produto tenha uma boa durabilidade.
- Tesoura: Procure por uma tesoura para crochê que seja mais confortável para você manusear.
- Fita métrica: Como as peças têm tamanhos variados, ideal que tenha uma fita métrica para fazer a medição, assim você não irá se perder quando for produzir suas peças.
- Gráfico de receita: Esse item pode parecer difícil de entender no início, mas ele é a base para você produzir suas peças, pois irá te guiar até a conclusão do seu trabalho. Busque exemplos desses gráficos na internet para você ir se acostumando com visual.
- Porta objetos: Ideal que você tenha algum lugar onde possa guardar seus materiais, de forma que eles se mantenham organizados e sempre disponíveis.
Pontos do Crochê
Fonte: Canal Universidade Crochê - Para acessar o curso clique aqui.
Os pontos são essenciais para o desenvolvimento do seu crochê para iniciante. Saiba que existem diversos tipos de pontos, mas não se preocupe com isso, no crochê para iniciantes certifique-se em aprender os pontos básicos e depois avance para os pontos mais especiais. Veja abaixo uma lista de pontos com uma breve explicação:
- Correntinha: É o ponto básico do crochê para iniciante. Com ele você irá dar sequências a todos os outros pontos que existem. Ele é fácil de fazer, basta você se dedicar que irá aprimorar sua técnica.
- Ponto baixo: Com esse ponto você usará para fazer itens que exigem pouca altura com visual mais compacto, indicado para fazer tapetes, por exemplo.
- Ponto Baixíssimo: utilizado para acabamentos das peças, ele será responsável pela finalização do seu crochê.
- Ponto Alto: Tem uma abertura maior em relação aos outros pontos. Usado para fazer peças com mais aberturas.
- Ponto fantasia: Quando você pegar o jeito de como fazer os pontos básicos, poderá fazer pontos mais especiais que chamamos de ponto fantasia. Eles são resultado da mistura dos pontos básicos com algumas variações.
- Anel mágico: É uma maneira de iniciar suas peças. Fazendo um círculo em volta de um dos dedos para iniciar a confecção. E logo depois que terminar, é só puxar o fio que sobrar e dá um acabamento a sua peça.
Expressões e Termos
A linguagem utilizada no crochê pode parecer difícil de entender, mas com o tempo você irá se familiarizar com ela. Essas são expressões e termos mais usados no crochê para iniciantes:
- Aumentos e diminuições: São termos usados nos gráficos de crochê. Os aumentos indicam que você irá aumentar a quantidade de pontos e consequentemente aumentar o tamanho das suas peças. Já as diminuições, como no nome já diz, é diminuir a quantidade de pontos, ocasionando a redução do tamanho da sua peça.
- Encanoar ou emborcar: isso acontece quando sua peça começa a fechar. Por exemplo, quando você está fazendo um tapete redondo e começa fechar de tal maneira que se parece com um gorro. Para resolver esse problema você deve aumentar a quantidade de pontos, ou verificar se sua linha ou sua agulha são diferentes da receita e trocar por um tamanho maior.
- Ondular: São leves ondulações nas suas peças que forma uma espécie de “ondinha”. Isso acontece porque adicionou pontos a mais do que os indicados na receita. Então para resolver isso reduza a quantidade de pontos. Veja também se será necessário diminuir o tamanho da linha ou da agulha.
- Embabadar: Literalmente seu crochê começa a se transformar em um babado. Resolva esse problema com a solução que indicamos no caso da ondulação.
- Arremate: É a finalização do seu crochê. Um nó bem firme usado para evitar que a peça desmanche.
- Square: São desenhos que tem um formato quadrado, usados para fazer peças que seguem esse padrão. Como exemplo temos toalhas e cobertores.
- Amigurumis: Sabe aqueles bichinhos de pelúcia? Então essas peças são uma versão deles feitos com crochê ou tricô.
Como começar a fazer o crochê
Primeiramente você deve comprar os materiais que serão usados para produzir suas peças. Na hora de escolher a agulha e a linha, tenha em mente que é mais indicado você usar uma agulha do tamanho similar ao da linha. Com tempo você vai fazendo testes com outros tamanhos.
No início, preocupe-se mais com a prática observando bem como faz cada ponto. Não tem muito segredo para fazer um crochê maravilhoso. Você terá que ter muita dedicação e muito treino. Avance aos poucos e não tenha medo de errar. Lembre-se que você só está começando. Com o tempo você irá ganhar agilidade e velocidade e desenvolverá sua criatividade produzindo peças belíssimas.
Quanto cobrar por cada peça
Uma peça de crochê é um item que é bastante valorizado. Para definir o valor que será cobrado você deve levar em conta o valor do material que você usou na confecção dos seus produtos, o tamanho do item, o tempo que você levou para fazer e a dificuldade para confeccionar cada peça. Além disso, você pode fazer uma pesquisa de preços em sites e lojas que vende crochê, para tem uma base de qual valor irá escolher para cada item.
Conclusão
Com essas informações, você já tem uma noção de como começar a fazer o seu crochê para iniciante, lembre-se tudo de bom requer esforço. Então não desista. Pesquise bastante sobre os modelos que deseja fazer.
Agora se você quer aprender como fazer o crochê de maneira simples e completa que poderá te gerar uma renda extra, então indicamos esse curso que te ensina o passo a passo para fazer um crochê de qualidade. Clique aqui para saber mais.
Deixe um comentário