Existem diversos materiais que são usados para fazer artesanato. Com isso é bom buscar inovação e encontrar o tipo de material que mais agrada a você. Um dos materiais que está sendo usado recentemente é a resina. Esse produto demonstra bastante versatilidade e praticidade pelo fato de poder ser usado para criar muitos produtos com facilidade.
O que é a resina?
A resina é um material semilíquido parecido com plástico que precisa ser usado com um endurecedor para adquirir forma. Na preparação do seu artesanato com resina, você poderá adicionar outros materiais, como flores, madeiras e tintas, para confeccionar suas peças.
Tipos de resinas
No mercado existem diversos tipos de resinas que são usadas de acordo com o tipo de trabalho que será feito pelo artesão.
Esses são os tipos mais usados para o artesanato com resina:
- Resina epóxi: Essa é mais popular de todas. Sua versatilidade é o que diferencia das outras. Pelo fato de poder trabalhar com diversas superfícies, além de ser bastante usada para fazer peças em moldes de silicone.
- Resina acrílica: Essa resina é muito utilizada para fazer revestimentos. Com ela você pode pintar diversos materiais, como tijolos, telhas e pedras. Deixando o objeto com um acabamento brilhoso realçando a peça.
- Resina poliéster: A resina de poliéster é fácil de manusear e com junção de outros materiais, como fibra de vidro, pode-se fazer peças resistentes e duráveis. Outra vantagem desse tipo de resina é o seu baixo custo.
Além de escolher o tipo de resina que será utilizada para confeccionar suas peças, você deve ficar de olho em alguns termos que você encontrará nos produtos na hora de fazer suas compras.
Como exemplo, vamos utilizar a resina epóxi. Você encontrará descrito no rotulo dessa resina os seguintes termos:
- Baixa viscosidade: Esse tipo de resina é mais liquida, sendo utilizadas para fazer preenchimentos em superfícies e moldes, já que ele consegue se espalhar mais.
- Alta viscosidade: a viscosidade dessa resina é mais densa, tipo um mel, por assim dizer, indicada para a acabamentos e laminação.
- Baixa espessura: Esse termo você encontrará nos endurecedores. Indicado para fazer trabalho com resina de alta viscosidade, pelo fato de ter menor densidade na superfície, a secagem é mais rápida.
- Alta espessura: Os endurecedores de alta espessura são geralmente utilizados com resina de baixa viscosidade, como o objetivo é o preenchimento de superfícies e moldes, a sua secagem é mais lenta.
Quais materiais são usados para começar a fazer artesanato com resina?
Vamos mostrar uma lista dos materiais que são mais usados na confecção de peça no artesanato com resina do tipo epóxi:
- Resina epóxi: dos tipos de resina que citemos esse é a mais utilizadas pois dá para se fazer tudo com ela, principalmente quando o objetivo é utilizar moldes para artesanato.
- Endurecedor: É o catalisador que será necessário para endurecer a resina. Lembre-se de prestar atenção as descrições nas embalagens do produto para colocar a quantidade certa para mistura.
- Borracha de Silicone: Um material bastante utilizado para fazer seus próprios moldes.
- Luvas: Material necessário para a proteção, visto que a resina é um componente químico que pode ocasionar alergias na pele. As mais indicadas são as feitas de borracha.
- Palito de picolé: Para fazer a mistura da resina com o endurecedor utilize esse material.
- Lixas: Caso suas peças precisem ser ajustadas nas suas bordas ou o seu tamanho é ideal usar lixas para fazer isso.
- Moldes de silicones: Esses moldes podem ser encontrados em diversas lojas on-line ou em lojas físicas que vende materiais para artesanato. Escolha os moldes de sua preferência.
- Copos de medição de silicone: Esses copos são ideais para fazer a mistura da resina com o endurecedor.
- Balança: Item interessante para que você possa fazer a medida exata da resina e do endurecedor.
- Pigmentos e tintas: Para mudar a aparência de suas peças use esses materiais. Há uma infinidade de cores.
- Máscara: item importante para sua segurança, pois a resina tem um cheiro forte e pode provocar um incomodo ou causar algum tipo de alergia.
- Itens adicionais: A utilização desses itens vai depender do tipo de trabalho que você irá fazer. Pode ser usado flores, folhas, objeto, pedras, correntes etc.
Onde comprar os materiais para o artesanato com resina?
Vamos listar algumas lojas on-line que vende esses materiais:
- Resinas e endurecedores: www.redelease.com.br , www.mercadolivre.com.br
- Pigmentos e tintas: www.redelease.com.br , www.mercadolivre.com.br
- Luvas de borracha: www.superepi.com.br
- Palitos de picolé: www.americana.com.br
- Máscara de proteção: shopee.com.br
- Óculos de proteção: lojazeusdobrasil.com.br
- Lixas: www.redelease.com.br
- Moldes de silicone: www.artemresina.com.br
- Borracha de silicone: www.redelease.com.br
- Recipientes para misturar resina: www.americanas.com.br
- Balança: www.amazon.com.br
Produtos mais vendidos do artesanato com resina
Listas dos produtos feitos com resina mais vendidos:
- Joias e bijuterias: Podem ser feitas com moldes ou com lapidação.
- Luminárias: Produto que exigem a utilização de um pouco mais de resina, mas que se transforma em um trabalho incrível.
- Orgonites: Muito consumido pelo pessoal ligado no esoterismo, esse produto é feito a base de resina, metais e cristais e serve para equilibrar as energias do ambiente.
- Relógios de parede: Além de ser um produto de utilidade, é um ótimo item de decoração
- Porta Copos: Item fácil de fazer e que vende muito.
- Quadros: Esse item é bastante peculiar que nos remete a mais pura arte.
- Bandejas: Produto em alta que tem uma grande utilidade para o dia a dia.
Dicas importantes
Separamos algumas dicas importantes que ajudará você no seu artesanato com resina.
EPI’s
A proteção é muito importante na hora de manusear a resina. para se trabalhar sem nenhuma dor de cabeça depois. Apesar da resina epóxi sem menos agressiva, todo cuidado é pouco, já que ela é misturada com endurecedor. Então use luvas de borracha, máscaras, óculos de proteção e roupas que protejam sua pele.
Ambiente para trabalhar com resina
O ideal é trabalhar em um lugar com uma boa ventilação, já que a resina tem um cheiro forte que pode ocasionar alergia.
Manuseando a resina
A atenção tem que ser redobrada quando for usar a resina. Assim você evitará não só o desperdício, mas também que a resina acabe atingindo a sua pele. Então quando for misturar com o endurecedor, faça movimentos mais lentos. Isso vale também para a aplicação nas superfícies e moldes. Coloque de forma devagar deixando que a resina se espalhe.
Conclusão
Mostramos nesse artigo todas as informações necessárias para você começar a fazer o seu artesanato com resina. Com ela dá para inovar a forma de trabalho, criando objetos uteis para o dia a dia e aplicando em diversas superfícies. Lembre-se sempre de fazer seu trabalho com calma e com as devidas proteções. Com o tempo você irá adquirir mais conhecimento e fará artes belíssimas.
Agora se você não tem tempo para fazer testes e aprender com os próprios erros e quer ser profissionalizar rapidamente, indicamos um curso que irá resolver esses problemas. Esse curso vai te mostrar de forma diferenciada e inovadora como você fazer seu artesanato com resina do zero. Garanta já a sua vaga. Clique aqui.
Deixe um comentário