A saboaria artesanal é um negócio que vem crescendo nos últimos anos. Esse ramo é altamente lucrativo, pois dá para fazer uma diversidade de produtos que agradam a grande maioria das pessoas. Mas quando se fala em fazer sabonete artesanal, surgem muitas dúvidas sobre como iniciar o negócio, quais produtos vendem mais e qual o custo dos materiais.
Nesse artigo iremos mostrar como fazer sabonete artesanal e acabar com todas as dúvidas para que você comece a fazer seus produtos com boa qualidade e dentro da sua própria casa. Gerando renda-extra todos os meses. No final do artigo deixaremos uma dica especial que irá fazer você acelerar todo esse processo.
Tipos de sabonetes artesanais
O Sabonete artesanal é um produto feito à mão. Em que a pessoa tem o total controle dos ingredientes utilizados, podendo adicionar novos itens para produzir um produto mais exclusivo para seus clientes. Uma das vantagens para quem opta por usar esse tipo de sabonete é que ele é livre de substâncias químicas usadas nos sabonetes industrializados, proporcionando uma pele mais saudável e bem mais hidratada.
Existem diversos tipos de sabonetes artesanais no mercado, cada um com um objetivo diferente. Iremos abordar aqui os que mais vendem para que você saiba por onde começar no seu negócio. Lembre-se de que você pode fazer outros tipos de sabonetes artesanais. O que você tem que ter em mente é que, no começo, você deve priorizar não só aprendizagem, mas também os produtos que os clientes mais procuram para que o lucro aumente ainda mais.
Lista dos sabonetes artesanais mais vendidos:
- Calmantes: Tem na sua composição ervas medicinais que ajuda a combater o estresse.
- Esfoliantes: Usados para renovar a pele removendo células mortas.
- Adstringentes: Serve para diminuir a oleosidade da pele.
- Decorativos: Esses sabonetes são feitos em formatos variados. Como nos formatos de frutas, animais e flores.
- Aromatizadores: São utilizados para deixar o ambiente com um aroma agradável.
- Sabonetes para bebês: Muito usados em chá de fraldas e nos aniversários dos bebês.
Quais materiais são usados para fazer sabonete artesanal?
Antes de comprar os materiais para fazer os sabonetes artesanais, você deve fazer uma pesquisa de preço para conseguir adquirir produtos de qualidade e com um preço mais em conta.
Lista de materiais para fazer sabonete artesanal:
- Base glicerinada: quando for escolher a base glicerinada, busque as, que tem o selo da ANVISA, para evitar problemas alérgicos nos seus clientes. Geralmente são vendidas em pacotes de 1 quilo nas cores transparente, branca e perolada. Você pode usar 500 gramas de início para ir fazendo testes.
- Óleos essenciais: São óleos extraídos da natureza, esses óleos têm a função de ajudar em algum problema, como insônia e depressão, além de deixar o sabonete com aroma. Tem um valor mais elevado em relação a essência comum. Para quem está começando opte pela opção mais em conta.
- Extratos glicólicos: Esse ingrediente é fruto de matéria-prima natural, responsável por dá propriedades ao sabonete, agindo contra depressão e estresse, por exemplo.
- Essências: Esse item é mais barato dentre os que citamos até aqui. Assim como responsável por perfumar seu sabonete.
- Corante cosméticos: São usados para dá cor aos seus sabonetes, busque cores primarias (vermelho, azul e amarelo), com elas você pode fazer misturas para criar outras cores.
- Lauril: Usado para deixar seu sabonete mais espumoso. É opcional.
- Formas para sabonete artesanal: Existem formas de silicone, de plástico e de madeira. Escolha a forma que mais te agrada.
- Panela esmaltada: Item muito importante para fabricação dos sabonetes. O esmalte da panela ajuda a evitar que os ingredientes da sua receita não grudem na hora de preparar seus sabonetes.
- Fogão elétrico: Será utilizado para derreter a base glicerinada, com ele você terá um melhor controle da temperatura. Existem outras maneiras de derreter a glicerina. Você pode derreter a base com o auxílio do banho maria no fogão tradicional ou usando o micro-ondas, mas o sabonete pode acabar ficando um pouco ressecado dificultando a sua produção.
- Becker: É usado para medir a quantidade dos ingredientes e adicioná-los a receita.
- Outros materiais e utensílios: espátula de silicone, faca, colheres, jarras, caneca de bico, dentre outros.
- Embalagem: papel filme, plástico bopp, fita adesiva, etiqueta adesiva, fita decorativa.
Receita simples de como fazer sabonete artesanal
Materiais utilizados:
• 1 kg de base glicerinada
• 30 ml de essência
• Corante cosmético
• 20 ml de lauril (opcional)
Passo a Passo de Como fazer sabonete artesanal
1. Corte a base glicerinada em pequenos pedaços e coloque na panela para derreter. Não deixe a glicerina ferver.
2. Quando a base estiver completamente dissolvida, tampe a panela com um pano ou prato de vidro e deixe a base glicerinada descansar por mais ou menos 5 minutos.
3. Destampe e adicione a essência, o lauril (opcional) e algumas gotas de corante até alcançar a cor que você deseja.
4. Misture tudo com uma espátula ou uma colher de madeira até que a glicerina fique consistente, parecendo um mingau.
5. Em seguida, despeje o sabonete na forma. Adicione outros ingredientes se preferir, como folhas, ervas e sementes, dependendo do tipo de sabonete artesanal que você escolheu. Deixe-o descansar em temperatura ambiente por algumas horas até o sabonete endurecer.
6. Desenforme os sabonetes, embale com papel filme, coloque fita adesiva e cole a etiqueta.
7. Na etiqueta, lembre-se de colocar a descrição do sabonete, valor, seu nome ou da sua marca, data de fabricação e validade.
Conclusão
Como você pôde observar existem uma variedade de tipos de sabonetes. Cada um com um objetivo diferente para que você possa escolher os melhores para vender aos seus clientes. A receita de como fazer sabonete artesanal que abordamos aqui é uma receita básica para você começar o seu negócio. Há outras, com adição de outros ingredientes que com o tempo, depois que você pegar o jeito, poderá usá-las para expandir o seu negócio.
Pensando nisso, nós separamos um curso que aborda tudo que você precisa saber a respeito da criação de uma saboaria artesanal. Nesse curso você encontrará módulos explicando como definir o preço do seu produto, como fazer os diversos tipos de sabonetes artesanais e muito mais. Clique aqui para saber mais.
Deixe um comentário